28 de abr. de 2012

Inauguração das novas instalações do LEME


Na manhã do passado dia 11 de Abril, o LEME inaugurou suas novas instalações. Confira abaixo a reportagem da UFRGS.

Uma das principais referências do país em análise de estruturas de concreto, o Laboratório de Ensaios e Modelos Estruturais (LEME) da Escola de Engenharia, está de casa nova. O laboratório recebeu, na manhã de hoje, um moderno prédio com mais de mil metros quadrados localizado no Campus do Vale.

O reitor Carlos Alexandre Netto lembrou que o início do projeto que foi inaugurado hoje se deu em 2007, com uma visita do ex-reitor José Carlos Hennemann. “Inauguramos uma nova fase da universidade, em que a esse momento especial de expansão das universidades federais se soma o momento em que temos capacidade de planejar construir e crescer. Para crescer, precisamos ter infraestrutura. Há 20 obras ligadas à Escola de Engenharia na fila, oito em andamento e cinco concluídas”, afirmou o reitor.

A diretora da Escola, Denise Dal Molin, voltou um pouco mais na memória: “A gente entrou na universidade ouvindo falar que o LEME iria para o Campus do Vale, porque já tinha até a laje de reação. Saímos da graduação, voltamos à Universidade como professores, chegamos à direção, e finalmente estamos aqui vendo este sonho de trinta anos se tornar realidade”, contou. Ela também ressaltou a importância do novo espaço para a formação ainda mais qualificada de pessoal, além da pesquisa e da extensão. “O laboratório vai devolver à sociedade este investimento em forma de melhoria de vida para os brasileiros”.

Além de contar a história e os desafios já alcançados pelo laboratório, o coordenador do LEME Dario Lauro Klein agradeceu a todos os envolvidos: “O relacionamento entre os membros da equipe sempre se pautou na amizade, companheirismo, dedicação, respeito, qualidades de uma família LEME”, disse durante a inauguração, dirigindo-se especialmente aos professores, pesquisadores, funcionários administrativos técnicos, alunos de doutorado, mestrado e de iniciação científica presentes na ocasião. A cerimônia também contou com a presença do deputado estadual Adão Villaverde, além de outros parceiros e membros da comunidade acadêmica.

Atuando desde 1974 com temas como modelagem e comportamento experimental de estruturas e durabilidade do concreto, o LEME funcionava no andar térreo da Escola de Engenharia no Campus Centro. As novas instalações permitem que o laboratório se credencie na rede regional de metrologia para homologação de ensaios de materiais alternativos para a construção civil, além de permitir sua inscrição como Instituição Técnica Avaliadora para homologar sistemas inovadores de construção do programa Minha Casa Minha Vida.

O ganho em infraestrutura vai trazer para as áreas internas ensaios que até então eram realizados em campo. O novo prédio é equipado com um pórtico rolante com capacidade de 20 toneladas, para transporte interno de peças grandes. Além disso, vai receber ferramentas que já estavam sendo empregadas pelo LEME, como uma prensa universal automatizada de 2 mil kN. Aproximadamente 40 pessoas trabalham no laboratório, entre professores, estudantes e técnicos, incluindo pesquisadores em pós-doutorado.

Um dos projetos em andamento envolve a linha de Aeromóvel no aeroporto de Porto Alegre, em que o LEME atua no controle da qualidade de vigas de concreto, desenvolvimento do sistema, análise da carroceria do veículo e seguirá com as medições quando o trem estiver em funcionamento.

Fonte (texto e imagem): Notícias UFRGS